quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Espaço


- Olá, tudo bem? Hum...pois... Uma coisa tens que saber, elas precisam de espaço para trabalhar. Se não lhes deres espaço elas fogem.
Dizia o passageiro do banco atrás do meu, instruindo o interlocutor com segurança, evidenciando conhecimento e experiência. Tracei-lhe o perfil, simpatizei com ele sem lhe ver a cara. Espaço. Um empresário ou gestor que compreende que 'elas precisam de espaço para trabalhar', alguém raro e...

- E o outro enxame como está? - Continuou ele.

Abelhas! O homem falava de abelhas. 
Não foi uma desilusão, já que pouco distingue um enxame de qualquer outro grupo corporativo. Há muito que a 'Arte da Guerra' do Sun Tzu foi substituída pela observação do reino animal. Qualquer gestor de topo soma referencias ao 'The Ape And The Sushi Master' do Frans the Waal e se não soma é porque algo vai mal na sua gestão ou então é só um daqueles não executivos pelo que dispensa qualquer investimento no trabalho ou carreira. 
Não foi uma desilusão mas, eu já tinha feito outro filme e como me esqueci de colocar um livro na mala e a internet do Intercidades é quase nula fui o resto da viagem a escutar uma aula magistral acerca de como manter uma colmeia. Dar espaço às abelhas, substituir a rainha, tratar a colmeia para prevenir doenças, ter atenção à cor da cera se for escura é mau sinal, desdobrar a colmeia...  fiquei com vontade de apostar no ramo, ao que parece há subsídios.






4 comentários:

  1. queres fazer uma sociedade?
    fiquei a saber mais, podias ter dito que voltaste... nã?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Prefiro que me descubram.

      Preciso de um rendimento extra se quiseres investir, estou contigo! Tirando a parte de mexer nos bichos e levar picadelas essa fica para ti

      Eliminar
    2. é incrível... todos me querem para o mesmo!

      Eliminar
    3. com a quantidade de braços que tens aguentas bem uma ou outra picadela, não corres o risco de perder a mão dominante...
      a sério, tenho uma fascínio enorme por abelhas e colmeias apesar de detestar mel. era mesmo capaz de me meter nisto mas, com um sócio para minorar os riscos. Infelizmente os gajos têm todos medo do ferrão e eu não posso arriscar sozinha

      Eliminar