sábado, 27 de agosto de 2016

Gotas

A dona Ivete escolheu o lugar à minha direita, o outro era de costas para o destino e ela enjoava menos viajando de frente. Falou-me dos enjoos, do tempo, do atraso com que o comboio seguia e outras trivialidades.
- A menina tem horas? - perguntou-me.
- Sim, são dez e vinte.
- Então, quando forem dez e meia avisa-me, por favor?
- Sim, claro!
Estávamos a partir da penúltima estação antes do destino quando no telemóvel surgiram as dez e meia.
- São dez e meia. - disse-lhe.
A dona Ivete tirou da mala uma bolsinha e da bolsinha tirou um frasco e disse - Então, se não se importa, põe-me estas gotas nos olhos.
Anuí. Segurei a pálpebra como se de uma relíquia se tratasse. 
Lidava com olhos antigos e cheios de histórias, não queria fazer asneira. Fui cuidadosa mas, no momento em que a gota largava a ponta do frasco, o comboio deu um solavanco e a gota caiu fora do olho.
- Oh, caiu fora. Não faz mal.- parecia querer tranquilizar-me - Às vezes acontece, o que é uma chatice porque as gotas são muito caras mas, acontece. É por serem tão caras que tento cumprir o horário à risca. - Engoli em seco.
Suava em bica quando voltei a tentar. A responsabilidade era grande, as gotas eram caras, tanto que ela preferia pedir a um estranho que as colocasse num comboio em andamento a antecipar o horário cinco minutos beneficiando de uma paragem.
Uffa, consegui! 
A dona Ivete colocou o frasco na bolsinha e a bolsinha na mala.
Pouco depois, chegamos ao destino. A dona Ivete olhou o pulso afastou o punho da blusa e disse, mirando um pequeno relógio - Estamos oito minutos atrasados. 
Era uma pessoa rigorosa.
Nunca mais a vi.

6 comentários:

  1. que inveja desse teu texto... nã me vês, mas estou a espumar e verde!
    :)

    ResponderEliminar
  2. e eu estou a sorrir com o comentário. :)
    obrigada.

    ResponderEliminar
  3. Os comboios são assim, trepidam e atrasam-se.
    Muito bonitos, o texto e os gestos.

    ResponderEliminar
  4. A gota que acertou no olho funcionou porque a Dona Ivete já não precisou de perguntar as horas. :)

    ResponderEliminar