quarta-feira, 8 de março de 2017


- Avó! Eu não sabia que havia meninas pobres.
- Não!?
- Eu sabia que havia pobres mas, não sabia que os pobres eram meninas. - Concluiu o pequeno que seguia de mão dada à avó enlutada. Aparentava ter pouco mais de quatro anos.
Demasiado precoce para tal tomada de consciência, que coincidência, o dia... pensei quando regressava a casa ao fim de mais um dia em que me arrastei de passagem.
Trazia um cravo na mão que agradeci cordialmente, fui incapaz de erguer a voz ou fazer campanha pelas mulheres que fizeram o mesmo mas a um patrão que antes de as contratar questionou quais eram os seus planos para o futuro - E filhos? Tem? Para quando? Estou cansada.

Quero dormir, dormir... como uma menina que se esconde das sombras e do futuro em baixo da máquina de costura da mãe, que enrola o corpo sobre si e se aconchega esperando que as sombras não lhe cheguem ou que uma voz familiar a chame para a encaminhar a um ninho de lençóis brancos e perfume de sabão.
Dormir. Dormir e esquecer que as sombras nos encontram sempre, mesmo em baixo dos lençóis.






6 comentários:

  1. Haverá sempre coisas sem remédio que, quando muito, o tempo poderá atenuar, por hábito.
    Mas há um ou outro paliativo. Se puder leia "Miguelim e Manuelzão" (Livros do Brasil), de J. Guimarães Rosa. Não terá muito a ver, mas talvez possa ajudar.
    Bom dia!
    APS

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde, ontem, hoje, amanhã, de pois é sempre é o dia da mulher, mulheres que continuam a ser descriminadas como meninas pobres, o homem tem medo da capacidade da mulher, faz de tudo para a marginalizar nas administrações das grandes empresas, na politica, etc. etc.
    AG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falta muito para que os ideais se cumpram, é pena

      Eliminar
  3. dizem que melhores dias estão para vir... o que é bom, nunca chega antes do tempo. coragem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os já famosos e tão anunciados 'melhores dias'...sempre para vir, nunca chegando.

      Não te preocupes o queixume é só sono.

      Eliminar